sábado, 18 de junho de 2011

ÁRVORES DA AMAZÔNIA.

Garapeira.

A garapeira (apuleia leocarpa), da família leguminosae - caesalpiniaceae, ocorre da Bahia até a região sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Uma outra espécie, muito semelhante, A. mofaris ocorre na Amazônia. A garapeira pode também ser conhecida por garapa, muirajuba, amarelinho, gema de ovo, jataí amarelo, etc... É uma árvore incrível, que alcança facilmente o dossel na Amazônia. Por ter uma madeira fácil de se trabalhar, com boa durabilidade e ótimo acabamento, a árvore foi muito procurada na época do desbravamento em Rondônia e outros estados amazônicos.
No detalhe, piso feito com a madeira da garapeira. Alta durabilidade e perfeito acabamento.

 Aqui no município de Cabixi,  ao sul de Rondônia, quase não se vê mais esta árvore que era abundante a alguns anos atrás. Uma curiosidade muito boa, é um exemplar maravilhoso de garapeira na propriedade de um amigo meu que recebe com freqüência, propostas para vende-la  mas, num ato muito nobre, o humilde agricultor resiste e a preserva com orgulho para exibi-la ás crianças e jovens que visitam constantemente a propriedade para conhecer a imponente árvore.
No detalhe, o amigo agricultor  João Shinaider, eu, José Corsino da agência IDARON e o filho do Sr. João.  Nós quatro não conseguimos, de mãos dadas, abraçar o tronco da árvore.



Atitudes como a do Sr João Schinaider, merece respeito de todos; um belo exemplo a ser seguido. Ele não derruba a árvore por dinheiro nenhum, está dando oportunidade para crianças e jovens que não tiveram oportunidade de conhecer uma árvore tão linda e magestosa. Estar à sombra desta árvore a gente parece que nota a presença de Deus.



3 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG! É REALMENTE, A GARAPEIRA É UMA ARVORE LINDÍSSIMA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela preservação desta espécime. Aqui em Sao Paulo a enorme demanda pela Garapeira deverá acelerar as motoserras...Floresta Viva!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo seu projeto Zé! Se não fosse tão longe levaria meus alunos para conhecer essas maravilhas de Deus! Um abraço

    ResponderExcluir