quinta-feira, 10 de maio de 2012

Parque Nacional Boliviano Noel Kempff Mercado


Com uma área de 750.000 hectares, O parque Boliviano é riquíssimo em biodiversidade e possui belezas naturais incríveis. No sul de Rondônia, na região de Cabixi,onde o rio guaporé faz a divisa entre os dois países, se vê na margem do lado Boliviano, uma cordilheira existente neste parque que "segue" o rio por um longo trecho, proporcionando imagens espetaculares.

Nesta imagem, o barco se encontra no lado Brasileiro, na região de Cabixi, próximo a foz do rio escondido. Nota-se na outra margem, a serra Boliviana  no Parque Manoel Kempff Mercado.


O biólogo Noel Kempff Mercado, em uma expedição feita ao local nos anos 70, notou as riquezas naturais da região e começou um belo trabalho para a preservação da área, mas esse trabalho começou a incomodar traficantes de drogas e garimpeiros que exploravam ilegalmente a área, sendo assassinado logo em seguida. Mas seu sonho de preservação do parque acabou sendo realizado em 1988, pois o governo Boliviano, criou oficialmente ali o Parque que, por merecimento, leva seu nome.

O relevo acidentado e a abundância de água, proporcionou a criação de inúmeras quedas de água de uma beleza incalculável.

Acredita-se existir no parque, 4000 espécies de flores como bromélias, orquídeas, etc... Além de inúmeras espécies de madeiras de lei, como mógno, cerejeiras, ipês, etc... Sua fauna também é riquíssima, onde podemos encontrar, lontras, macacos de várias espécies, capivaras, anta, onça pintada,  entre outros.

Foto tirada do lado Brasileiro também na região de Cabixi no Estado de Rondônia. Veja ao fundo, no lado Boliviano, a serra que acompanha o rio guaporé por um longo trecho.


São inúmeras as cachoeiras do parque. Belezas naturais ainda bem preservadas, 







2 comentários:

  1. Boa noite, sou de Cerejeiras-RO e estou querendo fazer uma excursão por conta, pretendo subir a serra, pode me informar se existem guardas ou algum risco adicional na minha empreitada?

    ResponderExcluir
  2. Hoje, os guardas do parque ficam mais em flor de oro, rio abaixo. o posto deles aqui em frente a vila Neide (Cabixi) está desativado. O risco por lá seriam a onça pintada e cascavéis. Aquela região é infestada destas serpentes, é um habitat propício a elas, todo cuidado é pouco.

    ResponderExcluir