segunda-feira, 20 de junho de 2011

Coisas da Amazônia...

Candiru, o peixinho "entrão".

O Candiru, (Vandellia Cirrhosa), é um peixe de água doce encontrado no rio amazonas, rio madeira e nos seus afluentes e tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido daquela águas, até mais que a piranha. A espécie cresce até dezoito centímetros e tem forma de enguia, tornando-o quase invisível na água. O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e ali se aloja, alimentando-se de sangue, recebendo assim, o apelido de "peixe vampiro".

veja no destaque o candiru instalado na guelra do peixe maior, sugando-lhe o sangue.

O pequeno peixe, em forma de lombriga e de péssima reputação.

Ataque a pessoas
O peixe tem o mesmo formato de uma lombriga, e ao ser atraído pelo fluxo da urina (no caso do banhista nu) pode nadar em sentido contrário e penetrar no ânus, na vagina ou na uretra do banhista.



 Após penetrar no hospedeiro, o parasita abre parte posterior do corpo em forma de guarda chuva, o que impede sua saída. Segundo alguns estudiosos, ele se alimenta de sangue e de tecidos do agente hospedeiro e só pode ser retirado por meio de cirurgia. Por este motivo, ele é muito temido pelos nativos da região amazônica.

O peixinho instalado no corpo humano.

Apesar do ataques de candirus em humanos terem sidos documentados, não há evidências de que um peixe possa sobreviver dentro de um corpo humano. Em 1977, foi realizada a remoção de um candiru em um homem na cidade de Manaus pelo urologista Anoar Samad.



Dicas do Zé ambientalista:  Venha conhecer e desfrutar das maravilhas da amazônia; mas nada de nadar nu, ok?      rrsrssrrsr.
Fontes
  • Herman, John B, "Candiru: Urinophilic catfish—Its gift to urology", Urology 1(3):265-267
  • Gudger, EW, "Bookshelf browsing on the Alleged Penetration of the Human Urethra by an Amazonian Catfish Called Candiru", American Journal of Surgery 8(1): 170-188, 443-457
  • Spotte, Steven (2002). Candiru: Life and Legend of the Bloodsucking Catfishes. Creative Arts Book Company.
  • Vinton, KW, Stickler, WH, "The Carnero, a fish parasite of man and possibly animals", American Journal of Surgery 54:511-
  • Redmond O'Hanlon (1989) In Trouble Again: A Journey Between the Orinoco and the Amazon Penguin Books Ltd





Um comentário: