O bambu é uma planta da família das gramíneas. Acredita-se existir mais de 1250 espécies entre bambus lenhosos,( de grande porte com caule mais volumoso e resistente, mais utilizado em construções) e herbáceos, variedades de menor porte.
Por se tratar de uma planta tropical renovável e que produz anualmente sem a necessidade de replantio, o bambu apresenta um grande potencial agrícola. Além de ser uma das plantas mais eficientes em sequestro de carbono, apresenta excelentes características físicas, químicas e mecânicas. Também o bambu é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não havendo nenhuma outra espécie florestal que possa competir com ele em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área.
O bambu pode substituir, ou até mesmo evitar, o corte e o uso predatório de florestas tropicais, destacando-se, dentre outros, produtos como carvão, carvão ativado, palitos, chapas de aglomerados, chapas de fibra orientada, chapas entrelaçadas para uso em fôrmas para concreto (compensado de bambu), painéis, produtos à base de bambu laminado colado (tais como pisos, forros, lambris), esteiras, compósitos, indústria moveleira, artesanato e até construção de casas, dentre outros.
Com tudo isso, se fossem incentivados plantios de bambu em áreas ociosas, beira de rios e outros locais, seria uma contribuição sem precedentes para seqüestro de carbono, proteção de mananciais e preservação de árvores de lei cuja madeira pode ser substituída pela utilização do bambu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário