quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Reprodução de peixes ameaçada no guaporé...

                          Final de dezembro, em condições normais o rio já era para estar com nível da água a meia altura porém, escassez de chuvas deixa nível do rio baixo e isto, associado ao assoreamento que vem acontecendo ao longo do tempo prejudica sensivelmente a piracema.
                          Como se não bastasse isso, ainda é final de mandato de governo. (governo que inclusive não se preocupou em nada com meio ambiente durante oito anos de mandato) . Que tem a ver final de mandato de governo com reprodução de peixes? Bem, explico: O Governo que no curso normal de seu mandato já não investiu em fiscalização, agora no final ficou pior ainda. Não há fiscalização no periodo mais crítico da reprodução que é a piracema. Há pesca predatória de pintados, cachara, matrinxãs, tucunarés, etc...
                          Não vão ao rio fiscalizar, e fazem campanha defamatória que são pescadores profissionais que estão cometendo o crime.  Estranho não? como pode acusar alguém a longa distância? longe do local onde fiscais deviam estar? Acontece que em cidade tão pequena, onde todos conhecem todos é fácil provar o contrário. Vejo frequentemente estes pescadores pelas ruas da cidade. Por isso digo: Não são eles! Ademais o momento não é de atribuir culpas e sim de agir. E agir com conhecimento de causa. "Curiosos" metidos a biólogos e outros bichos teimam que a solução é fechar a pesca. Vejo mais adiante: o problema é mais sério do que pensam. Acontece que o que está acabando não é simplesmente o peixe, 'O QUE ESTÁ ACABANDO É O RIO". É preciso ver o problema como um todo. Não se resolve o problema do rio guaporé com ações isoladas. É preciso união do poder público com a população para sanar problemas: Erosão laterais de estradas aterrando igarapés; Desmatamento de mata cilar para cultivo de lavouras e gado; esportes náuticos com motores de alta potência; lixo, e muito lixo. Quando digo da união do poder público com sociedade, sei que isto não é utopia não. Eu própio já consegui apoio de metade da sociedade para fazer mutirão de limpeza do rio. Mas é preciso de ação governamental para algo mais abrangente. Sei que todos produtores rurais por exemplo, são favoráveis a recuperação de matas ciliares, e isso é um grande passo. Falta realmente agora é comprometimento do governo de Rondônia; Governo do Mato Grosso também uma vez que o rio nasce lá e corre pelos dois estados. É  nescessário um acordo de cooperação dos dois estados. Não quero imaginar o Governo eleito, Dr. Confúcio Moura como um "Salvador da Pátria" pois sei que ele encontrará muita dificuldade para resolver este problema. Mas acredito nele, vejo em suas palavras que ele fala em meio ambiente com admiração, com bons olhos. Que Deus te ilumine Dr Confúcio, que o Senhor consiga por em prática suas idéias. Quanto aos problemas do rio guaporé se precisar e quizer, conte comigo. Não sou um especialista no assunto; mas sou um homem que ve com água nos olhos este rio agonizando; que ve este rio como um dos rios mais lindos e ricos em biodiversidade do Brasil, Vejo com tristeza também que, se algo não for feito com urgência, as crianças do GEAV MIRIM, que tanto me ajudam na Educação Ambiental aqui em Cabixi, Talvez não possam beber de suas águas nem comer de seus peixes quando alcançarem a maioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário