segunda-feira, 30 de maio de 2011

A MAJESTOSA CASTANHEIRA...





A castanheira-do-Brasil (Bertholletia excelsa), também conhecida como castanheira-do-Pará, é uma árvore alta e bela, nativa da Amazônia.
A castanheira é considerada vulnerável pela União Mundial para a Natureza (IUCN) e, no Brasil, aparece na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente. A principal causa para o risco de extinção é o desmatamento e a sua utilização pela indústria madeireira.
Como são as castanheiras
As castanheiras-do-Brasil normalmente atingem entre 30m e 50m de altura e de 1m a 2m de diâmetro. É uma das espécies mais altas da Amazónia. Há registro de castanheiras que alcançaram 50m de altura e mais de 5m de diâmetro.
Seu tronco é reto e os galhos se concentram na parte mais alta da árvore. A casca é acinzentada, e as folhas, que ficam acima da copa das outras árvores, têm de 20cm a 35cm de comprimento.
As castanheiras dependem de um ambiente intocado para sua reprodução. Suas flores só são polinizadas por alguns tipos de insetos, que são atraídos por orquídeas que vivem perto das árvores de castanha. Se as orquídeas ou os insetos são mortos, as castanheiras não dão frutos.
Aqui na região de Cabixi, sul de Rondônia, é comum ver castanheiras isoladas no meio de pastagens pois na época em que tombaram a floresta ao chão, “pouparam” as castanheiras; Acontece que estando isoladas, sem a população de outras espécies elas estão condenadas devido a ação de ventos fortes e de queimadas ocasionadas por pessoas que ainda teimam em exercer esta prática para a limpeza das pastagens. Outro fato relevante é a falta da cobertura orgânica do solo comum nas florestas tropicais.
Caso não sejam devoradas por roedores, micos ou humanos, as sementes demoram de 12 a 18 meses para germinar. Muitas delas são plantadas por cutias, que roem os frutos até abrir a dura casca, comem algumas das sementes e enterram as outras para comer mais tarde. As sementes esquecidas pelas cutias brotarão da terra no ano seguinte para começar os 500 anos de vida de uma nova castanheira-do-Brasil.
E como podemos cuidar delas
Como a maior ameaça às castanheiras-do-Brasil é o desmatamento, para erradicar o risco de extinção dessa espécie precisamos cuidar de nossas florestas. Comprar apenas madeira certificada, apoiar a criação e a gestão de unidades de conservação e dar preferência a produtos sustentáveis do ponto de vista ecológico e social são formas de ajudar a conservar as castanheiras e muitas outras espécies de árvores ameaçadas.
Em algumas regiões da Amazônia, é comum ver comunidades tradicionais como os extrativistas viverem exclusivamente da exploração sustentável do fruto da castanheira. Recentemente, o ambientalista José Cláudio Ribeiro foi assassinado juntamente com sua esposa por denunciar empresários que derrubavam castanhais no estado do Pará. No link abaixo você poderá ver uma palestra deste extrativista que, numa fala muito simples, relata que estava jurado de morte e fala também com muita convicção da importância da castanheira para sua comunidade e para o meio ambiente como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário