Geav Mirim realiza vários pit stops para conscientizar motoristas a não jogarem bitucas pelas janelas e evitar queimadas para reforma de pastagens.
A campanha estadual de inibição de queimadas realizada pela Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento ambiental) contou mais uma vez com a brilhante atuação do Geav Mirim (Grupo de Educadores Ambientais Voluntários Mirins de Cabixi). Além de pits stops, o Grupo promoveu também várias palestras nas escolas para conscientizar os alunos e pedir àqueles que são filhos de agricultores para levarem a mensagem a seus evitando que os mesmos reformem as pastagens utilizando o fogo pois esta é uma técnica ultrapassada que desgasta o solo e traz prejuízos ao meio ambiente.
O ministério Público sugeriu a Prefeitura Municipal que firmasse convênio com a Sedam para realizar esta campanha de inibição de queimadas no município. A partir dai, várias reuniões foram ministradas em todas as associações rurais, levando informações técnicas aos agricultores, alertando-os que o uso do fogo empobrece o solo tornando-o estéril ao longo do tempo trazendo com isso prejuízos aos mesmo. Foi dado também ênfase sobre a legislação atual que proíbe as queimadas no Estado de Rondônia, alertando aos produtores que o uso desta prática é crime e o desrespeito a lei é passível de multa.
Foram ministradas reuniões em todas as associações de produtores rurais do município. No detalhe, reunião no distrito de Planalto São Luiz.
Nestas reuniões com produtores rurais, a Emater e Idaron também foram ótimos parceiros, aumentando o nível das palestras para conscientizar os produtores rurais. Em média o público foi de 40 produtores por reunião. Este ano, com índice quase zero de queimadas no município de Cabixi quase não se via a fumaça que anteriormente era comum na região e, além de prejudicar o meio ambiente, aumentava consideravelmente a internação de crianças e idosos nos hospitais da região com problemas respiratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário